HISTÓRIA

A Galeria de Arte Rui Alberto volta a instalar-se no centro urbano da cidade do Porto junto a locais de referência cultural, turística e universitária, tais como as Galerias de Miguel Bombarda, o Palácio de Cristal, a Biblioteca Almeida Garret, o Museu Soares dos Reis e a Faculdade Abel Salazar. Assim, concretiza um regresso às suas origens de espaço inserido no casco urbano e no comércio tradicional, e marca presença como parte integrante no circuito/roteiro das galerias inseridas no “Bairro das Artes” do Porto. A nova localização traz, também, uma maior visibilidade junto dos turistas, em exponencial crescimento na cidade, oferecendo-lhes produtos artísticos qualificados, permanentemente expostos na galeria.
O singular projecto de Souto Moura distingue a Galeria do tradicional espaço comercial, e, cremos, afirmar-se-á como um ponto de referência arquitectónica da cidade Invicta.
O conceito desenvolvido na Galeria abrange múltiplas artes, e a sua própria arquitectura interior funciona como um espaço cenográfico que, de exposição para exposição, se metamorfoseia, podendo ser transformado/moldado consoante a visão de cada personalidade convidada e a feição da sua expressão artística.
Para a Galeria, o desafio consiste na sua afirmação como entidade promotora de actividades culturais e artísticas, capaz de criar uma harmonia constante entre as diversas formas de arte patentes no seu espaço. E, simultaneamente, criar uma sensação de identificação do cliente com a galeria e com o produto exposto, dentro de um ambiente familiar, no qual os clientes se integram como se fora desejado e idealizado por cada um deles.

Rui Pedro Almeida

1988

Dado a expansão de uma actividade  artística, é fundada por Rui alberto, em Jancido - Foz do Sousa a fábrica de molduras e a comercialização de obras de arte.
Desde então a firma evoluí na produção de molduras artesanais, elaboradas com o design, pensado para cada obra de arte.

1991

Inaugura a primeira loja comercial projectada pelo Arq. Souto Moura no centro comercial Clérigos Shopping (Sonae), Porto, onde se dedicou à comercialização de molduras e simultaneamente à exposição e venda de obras artísticas.

1993

Com o natural aumento de visitas, a firma sente a necessidade de ampliar o espaço e inaugura a segunda loja também nos Clérigos Shopping, onde mantendo a sua exigência de qualidade entrega uma vez mais o projecto ao Arq. Souto Moura.
Exposição inaugural ‘ Madrid, 2 Picassos no parque oeste’, com uma mostra de obras do Arq. Siza Vieira.

1996

A firma acompanha a evolução dos centros comerciais projectados pela Sonae e aceita a passagem para o então recém construído Arrábida Shopping onde permanece durante 17 anos num espaço concebido pelo Arq. Souto Moura.

2015

Face a uma visão sempre criativa e exigente, a Rui Alberto Galeria cumpre o sonho e inaugura uma loja de 400m2, em pleno coração da cidade Invicta, inserida no ´Bairro da Arte’, onde renova a sua imagem, fazendo alargar os seus horizontes à conjugação das várias formas de arte.
Início Contactos Parceiros Exposições English